quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Lugar de lixo é no lixo!

Lugar de Lixo é no Lixo








Está no ar a campanha "Lugar de Lixo é no Lixo" e convidamos você para ser nosso aliado na clínica da família Kelly Cristina de Sá Lacerda. Participe e seja um agente da limpeza, um verdadeiro amigo do meio ambiente.
Para isso, é importante saber que cada coisa tem um lugar certo para ser jogada e que não há tempo para desistir da tarefa. Nos últimos anos, a humanidade tem produzido mais lixo do que a natureza é capaz de absorver, o que torna nosso futuro incerto. Só para você ter uma ideia, somente o lixo que nós produzimos em casa representa um total de 16 mil toneladas por dia nos aterros sanitários.
Aqui no site você saberá a destinação correta de pneus, plástico, equipamentos eletrônicos, entre outras coisas que colocam em risco a vida no planeta.
De quebra, você ainda pesquisando terá dicas de como aproveitar esses materiais no dia-a-dia e evitar ao máximo que tudo isso polua rios, florestas e a nossa cidade. Afinal, cada pequena ação de nossa parte, da reciclagem à fiscalização do que acontece no bairro, é capaz de mudar o lugar em que vivemos.



Plástico

O plástico demora 400 anos para se decompor, o que significa que cada garrafa ou sacola que você joga fora vai ficar vagando por aí e atrapalhando a vida de outros animais por muito tempo. Procure destiná-lo para a coleta seletiva em vez do lixo convencional.



Pneu
Mais de 21 milhões de pneus são descartados no Brasil por ano, o que representa, além de um grande perigo para o meio ambiente, um grande dano para a saúde pública. Os pneus, que têm tempo de decomposição indeterminado, acumulam água parada e viram moradias de mosquitos transmissores da dengue. A principal alternativa adotada hoje é a pavimentação de estradas. Veja se isso acontece em sua cidade.





Pilhas e baterias
Por conter substâncias tóxicas como chumbo e mercúrio, pilhas e baterias não devem ser jogadas diretamente no lixo. A melhor maneira de garantir que isso não chegue à natureza é devolvê-las para estabelecimentos credenciados, desde lojas que as comercializem a redes de assistência técnica autorizada. As substâncias contidas nesses materiais, se de alguma maneira entrarem no nosso organismo, são capazes de causarem vários problemas de saúde como perda de memória, surdez e até a morte. Os metais contidos nas pilhas levam mais de 100 anos para se decompor.






Oleo de cozinha
O óleo de cozinha é um grande poluidor de rios. Por isso, deve ser aproveitado ao máximo antes de ser jogado fora. Uma das maneiras é por meio da produção de sabão caseiro. Se sua cidade não possuir um posto de coleta seletiva, a recomendação em último caso é de que o líquido seja colocado dentro de uma garrafa plástica fechada para ser encaminhado ao lixo convencional.






Papel

Ele se decompõe relativamente rápido em relação aos outros - de 3 a 6 meses. Mas reciclar papel significa evitar que mais árvores sejam cortadas da natureza. Procure separar do lixo comum todo tipo de papel, de caixas a folhas de caderno que você usou na escola e que não servem mais. A cada 50kg de papel usado transformado em novo, uma árvore deixa de ser cortada.




0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Carlos Sampaio Correia, S/N - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3463-0644

rafael. Tecnologia do Blogger.