sexta-feira, 1 de agosto de 2014

I Semana de Autocuidado nas Escolas


     Nesta última quarta-feira (30/06/2014), colaboradores da nossa Unidade de Saúde realizaram diversas atividades sociais com os alunos de algumas escolas da nossa área de abrangência em conformidade com a proposta da I Semana de Autocuidado nas Escolas.




      A Escola Municipal Presidente Médici e o CIEP Marechal Julio Caetano Horta Barbosa foram as escolas selecionadas para realização de atividades que versaram sobre SUSTENTABILIDADE, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS.


 


     A ação envolveu cerca de 100 alunos e vários profissionais da área da saúde
que foram muito bem recebido por toda a equipe das escolas em questão.




Falando Sobre Cidadania


     A Técnica de Enfermagem Judinete Lemos e as Agentes Comunitárias de Saúde Bianca Belmiro e Janete Marcele trouxeram conceitos básicos sobre cidadania e a importância do respeito recíproco entre os alunos (dentro do colégio) e entre todos de um modo geral a começar pela casa de cada um.





Meio Ambiente: Natureza + Nós

     No laboratório de ciências da Escola Municipal Presidente Médici, o Agente Comunitário de Saúde Fabiano Horts explicou para os alunos a importância dos 3 R's: Reduzir, Reciclar e Reutilizar.


    

     Além disso, mostrou como se reutilizar alguns materiais e como reciclar outros. Um dos exemplos citados foi a reciclagem do óleo de cozinha que pode ser transformado em vários tipos de sabões: em barra, líquido e pastoso.




 

     Foi abordado, ainda, o tema "Cidadania Solidária" voltada para a sustentabilidade e o bom entrosamento com o Meio Ambiente. Nesse momento, foi mostrada a importância de cada cidadão fazer a sua parte na preservação do meio ambiente e como pequenas ações no dia a dia fazem toda a diferença da vida de uma pessoa e de uma coletividade.




     E para fechar com chave de ouro, a última parte da ação no laboratório foi "colocar a mão na massa!". A proposta foi transformar garrafas pets em vasos para o plantio de uma horta.






Partiu Reutilizar?

     Enquanto um grupo trabalhava no laboratório, uma outra parte da equipe trabalhava com outros alunos no auditório da escola. A Enfermeira Fabiana e a Técnica em Enfermagem Jose palestraram sobre o tema "A Importância da Coleta Seletiva".






     A Agente Comunitária Ruth Ribeiro mostrou para as crianças como reutilizar materiais transformando-os desde brinquedos e enfeites até objetos bastante úteis no dia a dia.






     As atividades práticas ficaram por conta das Agentes Comunitárias Cida Ribeiro, Jaqueline Dias e Luciana. Foi feito artes em cartolina e a fabricação de brinquedos com materiais que seriam desprezados.



2 comentários:

  1. Esta Parceria é Maravilhosa! Obrigada pelo apoio à Escola Municipal Presidente Médici! Vocês são maravilhosos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns profissionais da CF Kelly Cristina de Sá Lacerda Silva NASF e a gerente, Reniane. Vocês demonstraram que exite de fato a integração unidade de saúde e escola, realizando atividades de forma lúdica e criativa que contemplam as linhas de ações do PSE. Foi com grata satisfação que estive presente na culminância na escola, ocasião em que recebemos a visita da representante da Coordenação de Saúde escolar da SMS do Rio de Janeiro, a enfermeira Ana Maria Branco.

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Carlos Sampaio Correia, S/N - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3463-0644

rafael. Tecnologia do Blogger.